Totlol, uma forma diferente de seleção de conteúdo

Através dessa publicação do blog Discurso Citado, cheguei ao sítio Totlol. Inicialmente eu imaginei que era simplesmente mais uma coleção de vídeos, dessa vez voltada para crianças. Entretanto, quando li o About do sítio, tive uma grata surpresa. Eles são muito mais do que isso.

Funciona da seguinte forma. Em primeiro lugar, você se cadastra no Totlol. Então é possível assistir aos vídeos disponíveis no YouTube a partir do próprio sítio do Totlol. Eles não fazem nenhuma restrição, ou seja, TODOS os vídeos disponíveis no YouTube podem ser assistidos lá no Totlol. Quando você encontra um vídeo que considera interessante e apropriado para crianças, então você pode submetê-lo para o Totlol. Nesse momento você contextualiza o vídeo: pode mudar o seu título e as etiquetas associadas e enviar uma resenha sobre ele, além de indicar o idioma principal e categorizá-lo. A partir desse ponto, outros usuários do Totlol são convidados a assistir os vídeos submetidos e responder a algumas questões, que são analizadas pelo computador. Apenas os vídeos que atinjam determinada pontuação ficam disponíveis para serem assistidos pelas crianças.

A idéia é muito interessante porque cria um mecanismo de seleção de conteúdo baseado em decisões coletivas e que é liberal por princípio, ao contrário de vários sistemas que começam restringindo tudo. Caso a idéia avance, tem tudo para ser copiada também por outros setores. Já imaginaram uma iniciativa desse tipo voltada para a educação? Hummm… Quem sabe?