Sabe quando você quer imprimir uma determinada informação de uma página Web, mas ela está tão cheia de propagandas, colunas, selos e outros penduricalhos que você até desiste? Ou então você quer aproveitar somente parte da informação, mas desanima quando pensa no tanto de papel que vai gastar pra imprimir todo o conteúdo que não lhe interessa? (sim, eu sou um daqueles "chatos" que pensa nas árvores quando esta usando a impressora…) Pois bem, meu amigo, minha amiga, "os seus problemas se acabaram"!®  Logotipo do sítio PrintWhatYouLike

Graças ao Andreas Gohr (criador e mantenedor do DokuWiki) e seu perfil splitbrain no *Twitte*r, conheci hoje o serviço PrintWhatYouLike. Como o nome indica, esse sítio permite que você selecione somente os elementos que deseja imprimir na página, literalmente excluindo todo o resto. É possível, inclusive, remodelar toda a página, mudando o estilo e o tamanho das fontes.

Sua operação é muito simples. Você vai até o sítio PrintWhatYouLike e digita a página que deseja imprimir. Essa página é carregada em uma janela com uma série de comandos em uma barra do lado esquerdo da tela. A partir daí ao passar o mouse sobre a página vão aparecendo marcas para selecionar os seus elementos. Quando você clica, é feita a seleção. Basta selecionar tudo o que deseja eliminar e clicar no botão "Remove Selected", localizado na coluna da esquerda. Também é possível fazer o contrário, ou seja, selecionar somente o que se deseja imprimir e clicar no botão "Isolate Selected". Dessa forma, todo o resto da página que não estiver selecionado será eliminado. Além disso é possível eliminar todas as imagens ("Remove Images") ou a cor ou imagem de fundo ("Remove Background") e, como dito acima, mudar o tamanho e o tipo da fonte. Ah, e caso faça alguma bobagem, não se preocupe, o botão "Undo" possui múltiplos níveis de desfazer.

Na página principal existe um gif animado que demonstra muito bem como funciona o processo de alteração da página. E eles ainda oferecem uma facilidade extra: é possível instalar um bookmarklet na barra de favoritos que simplifica ainda mais o processo. Basta entrar na página que se deseja imprimir e clicar no bookmarlet que ela já será aberta na janela de edição do PrintWhatYouLike. Com todas essas vantagens, o que eu tenho a dizer é: usem e abusem desse serviço! O meio ambiente e o seu bolso irão agradecer muito.

Uma dica final. Acompanhem o Andreas no FriendFeed. O sujeito dá MUITAS dicas boas. Já virou um dos meus "tecno-gurus"… 

Previous Post Next Post