Todo mundo conhece o Orkut. E muita gente sabe que ele se enquadra em um tipo de site denominado como "rede social". Não é o único, mas, atualmente, é o mais famoso. Entre os outros da mesma linha, temos o Netlog (antigo Facebox), Multiply, Friendster, MySpace, Via6 (brasileiro e voltado para o meio empresarial) e o excelente Conversê, uma iniciativa do Ministério da Cultura, com uma proposta muito interessante. E isso só pra citar alguns. Uma lista bem mais completa pode ser encontrada (em inglês) na Wikipédia.
Gosto muito do tema, e sempre procurei me inteirar sobre isso. Numa de minhas incursões descobri uma rede com um diferencial muito interessante: as pessoas são reunidas de acordo com seu gosto musical, a Last.FM.
Funciona assim, você se cadastra no site e cria o seu perfil. Então baixa o programa tocador de música deles, ou utiliza qualquer um dentre os vários tocadores que possuem plugin para o site (no GNU/Linux, eu recomendo o Amarok). Aí, à medida que você vai ouvindo suas músicas, as informações dela são enviadas para o seu perfil e começa a ser montada a sua lista. Essa lista se transforma em várias estatísticas, disponíveis a quem visitar o seu perfil. Mas o mais legal é que, depois de um determinado número de músicas enviadas, o site começa a lhe dar indicações de outras pessoas com o gosto musical semelhante ao seu. Essa é uma das formas de interação mais originais que eu já vi na rede. E como música é algo que mexe muito com nossas emoções, essa é sem dúvida uma abordagem muito interessante para uma rede social.
E agora o Last.FM veio com mais uma inovação: os widgets (que, numa tradução livre, seriam "bugingangas"). Os widgets são formas de compartilhar o seu gosto musical, mesmo fora do site. São pequenos trechos de código que podem listar seus artistas/músicas/álbuns preferidos/ouvidos recentemente ou gerar apresentações mais interessantes, como um mosaico de imagens dos artistas que a pessoa escuta.
Portanto, se você, como eu, é um fã de músicas, o Last.FM é uma rede social obrigatória! Ah, se passarem por lá, não deixem de visitar o meu perfil. 🙂
Grav was with by Trilby Media.