Eu nunca fui muito fã do Flash (a tecnologia, não o personagem dos quadrinhos; desse último eu gosto). :-) Na verdade eu acredito que a web seria bem melhor sem esse recurso. Mas de vez em quando eu sou surpreendido por algumas utilizações dele que quase fazem com que eu me arrependa desse meu desgosto. Quase…

E hoje fui brindado com uma dessas felizes surpresas, graças a uma "twittada" do Karlisson (criador da geniais tirinhas do Nerdson). O nome da página é "Pintando una canción" e é um dos componentes do sítio da cantora espanhola Labuat (de quem eu nunca tinha ouvido falar até 15 minutos atrás). Nessa página, enquanto vai tocando a música Soy tu aire (que é tão açucarada que até agora estou tirando as formigas do meu fone de ouvido), uma linha vai passando pela tela (na verdade a tela vai "rolando" ao fundo) e se transformando e vários elementos relacionados à letra da música. Até aí nada demais, mas existem duas características muito bacanas: primeira, a "ponta" da linha responde aos movimentos do mouse, assim, você literalmente "pinta" com a linha (entenderam o porquê do nome Pintando una canción?) e segunda, ao final da música você tem a opção de ouvi-la novamente, mas assistindo aos movimentos que você fez. Ou seja, ele grava a sua interação e a reproduz depois. O efeito é bem mais interessante ao vivo do que nessa explicação, por isso, dêem uma passada lá pra experimentar.

Aliás o sítio da Labuat é muito bacana e explora bem as potencialidades da web. Tem até um widget pra colocar em blogs e redes sociais (isso é coisa pra fã nenhum botar defeito)! Quem sabe os outros artistas não aprendem e começam a prestar mais atenção nisso? Ah, e um detalhe interessante. Apesar de não estar explícito no sítio, deem uma olhada em seu código-fonte e vocês vão ver que ele foi feito no Drupal, o mesmo CMS livre que serve de base pra teia. Não é legal descobrir que o sítio de um artista usa o mesmo software que o seu? 

Previous Post Next Post