Eu tinha um problema intermitente com o meu notebook Acer Aspire 1410 (o modelo de 11,6 polegadas). Ele usa um conector sem fio da Intel, cuja identificação que o lspcime fornece é:
02:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Wireless-N 1000
O problema é que eu não conseguia manter a conexão com determinadas redes. Ele encontrava o access point, estabelecia a conexão e logo em seguida ela caía (às vezes nem chegava a conectar). Sempre atribuí isso a algum problema com a rede em si ou da forma como a minha máquina estabelecia a conexão. Mas como isso só acontecia de vez em quando, sempre deixava pra investigar o problema depois. Até que isso me encheu muito o saco no Latinoware desse ano (2012) e resolvi me dedicar um pouco mais ao problema.
Pois é. Repararam que usei o verbo “tinha” lá no início do texto? Isso é porque eu achei uma solução. 🙂 Aparentemente existe um problema com o driver desse dispositivo disponível na versão Wheezy da Debian e a banda N de conexão sem fio. Aí que eu fui sacar porque o problema era intermitente. Ele só acontece com roteadores que tenham suporte à banda N. O meu de casa, por exemplo, só tem suporte à B e G e por isso nunca tive problema lá. 🙂
E a solução do problema é maravilhosamente simples. Basta desativar o suporte à banda N no notebook. Pra isso, digite a seguinte sequência de comandos no terminal (repare que é uma única linha):
echo 'options iwlagn 11n_disable=1' | sudo tee /etc/modprobe.d/iwlagn.conf >/dev/null
Esse comando deve ser executado como usuário comum e subtende que você tenha o sudo ativo nas suas configurações e esse usuário seja liberado para executá-lo. Você também pode executá-lo como root (é só tirar o sudo da linha acima). Reinicie o computador em seguida e pronto. Pode partir para o abraço. 🙂
Eu encontrei essa preciosa dica nessa publicação do sítio de suporte do Ubuntu, o Ask Ubuntu.
Grav was with by Trilby Media.