Hospedagem e ferramenta de busca livres

Se você mora no planeta Terra há mais de um ano, já ouviu falar da Wikipédia , a famosa enciclopédia livre, editável por qualquer um. Mas talvez não saiba que um dos seus fundadores, Jimmy Wales, mantém um outro site, o Wikia Inc. , que possui fins lucrativos e é agrega uma coleção de comunidades, construídas usando o mesmo software da Wikipédia, o Wikimedia. O Wikia possui um acervo bem interessante de comunidades, de sites da área de saúde, como comunidades de psicologia e diabetes, a comunidades voltadas para o entretenimento, como enciclopédias sobre a Marvel e a DC, as duas mais famosas editoras de quadrinhos dos Estados Unidos.

E agora Jimmy inova mais uma vez (na verdade, mais duas vezes 🙂 ).

Em primeiro lugar, a Wikia lançou um serviço chamado Openserving , que é um serviço de hospedagem baseado ao máximo na filosofia do software livre. No Openserving, além de hospedar as páginas gratuitamente, usando uma versão enxuta do Mediawiki, (que é o software onde roda a Wikipédia e o Wikia), toda a receita gerada pelo site pertence ao seu dono e não à Wikia. Isso é uma mudança radical nesse tipo de modelo, uma vez que os outros hospedeiros gratuitos recebem o dinheiro gerado por anúncios nos sites hospedados.

O outro anúncio, ainda mais instigante, é o anúncio da criação de uma ferramenta de busca, que será software livre e editável pelos usuários, na forma de um Wiki. Uma das queixas (e inspirações) para a criação dessa ferramenta, além da óbvia relevância de se possuir algo assim como software livre, é a ordenação dos resultados, há muito questionada, e que é baseada na quantidade de links apontando para aquela página. Dessa forma, páginas muito relevantes, mas pouco citadas, acabam ficando atrás de sites muitas vezes medíocres ou manipulados (sim, é possível trapacear no Google e muita gente sabe como fazê-lo). O projeto já tem site oficial e nome: Wikiasari, mas ainda está embrionário. A idéia é excelente, mas se ela vai vingar ou não, só o tempo vai dizer.