Quando uma associação como a MPAA, na figura do seu CEO, Chris Dodd, faz ameaças públicas ao presidente de um país (inclusive deixando subtendido a existência de suborno), algo está muito errado:
MPAA amenaza a Obama sobre SOPA: «no me pida un cheque si no presta atención a mis preocupaciones»
Inclusive tem uma frase significativa nas afirmações de Dodd:
Le pongo un ejemplo de Avatar, una película que fue robada por los piratas online 21 millones de veces.
Em primeiro lugar, como se pode roubar um produto 21 milhões de vezes? Quando se rouba alguma coisa, ela deixa de pertencer ao seu dono. Ou seja, você só pode roubar qualquer coisa uma vez. Se algo foi “roubado” 21 milhões de vezes, esse é um bom exemplo de que o conceito de “roubo” não se aplica à mídia. E em segundo lugar, como se pode ver nessa reportagem, Avatar foi o filme mais rentável da história, faturando mais de 2 bilhões (isso mesmo bilhões) de dólares. Então pra que esse mimimi todo de que o filme foi copiado? Eles realmente acreditam que essas 21 milhões de cópias “pirateadas” renderiam algum dinheiro a mais caso as pessoas não tivessem acesso a elas? Vai ser ganancioso assim lá na casa da Tia Geralda!
Felizmente um grupo de pessoas percebeu que havia algo muito errado na fala do Dodd e começou um movimento exigindo explicações do que exatamente está acontecendo, ao governo dos Estados Unidos:
Ciudadanos exigen de forma oficial una investigación a la MPAA por soborno a los políticos
Como diz o artigo, uma petição foi criada no dia 21 de janeiro e deveria conseguir 25.000 assinaturas até o dia 20 de fevereiro para receber uma resposta oficial do governo. Hoja, dia 24 de janeiro, às 10:27h (GMT -3) ela já conta com 26.406. Quero ver qual será o posicionamento da Casa Branca.
É curioso como essa discussão sobre SOPA/PIPA está escancarando os reais interesses por trás dessa proposta de legislação. Bem como as engrenagens que conectam a indústria de entretenimento e o governo estadunidense. A SOPA já está “entornando o caldo”… 🙂
Atualização em 31/01/2012
****Resposta (frustrante) da Casa Branca à petição:
Why We Can’t Comment
Thank you for signing this petition. We appreciate your participation in the We the People platform on Whitehouse.gov. However, consistent with the We the People Terms of Participation and our responses to similar petitions in the past, the White House declines to comment on this petition because it requests a specific law enforcement action.
Ou, em tradução livre:
Porque não podemos comentar
Obrigado por assinar essa petição. Nós apreciamos sua participação na plataforma Nós, o Povo no Whitehouse.gov. Entretanto, de acordo com os Termos de Participação do Nós, o Povo e com nossas respostas a petições similares no passado, a Casa Branca se recusa a comentar esta petição porque ela demanda uma ação de execução específica da lei.
Fica então a dúvida: quem vai cumprir a ação legal?
Grav was with by Trilby Media.