Linus Torvalds é uma figura controversa no mundo do software livre. Apesar de ser o criador do Linux, muita gente o olha com ressalvas, pois o considera meio alheio ao movimento do software livre em si. Mas eu, particularmente, gosto muito dele. Primeiro pelo fato dele ter criado o Linux e liberado para o mundo. E segundo pelo seu lado bastante objetivo em relação ao desenvolvimento do sistema. Eu considero ele e o Richard Stallman os “dois lados da mesma moeda”, que é o movimento de software livre: Stallman é o lado ideológico, fundamental para a manutenção das liberdades inerentes ao software livre e Torvalds é o lado pragmático, técnico.

E os posicionamentos dele ficam muito claros em uma entrevista que concedeu à ComputerWorld. Eu ia colocar a entrevista aqui, mas como respeito à política de direitos autorais do site, que proíbe qualquer reprodução “sem expressa autorização por escrito do IDG Brasil Ltda”, vou indicar somente o link para o sítio. É muito engraçado, em plena Internet, alguém exigir autorização por escrito, mas, fazer-se o que, né? 😉

Apesar de extensa, vale a pena a leitura da entrevista, pra entender melhor o que se passa na cabeça do “pai do pingüim”. O link para acessá-la é:

http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/08/09/idgnoticia.2007-08-08.5994055076/

Previous Post Next Post