Recentemente recebi a notícia abaixo:
Linux infringe propriedade intelectual da Microsoft, diz Ballmer
Framingham – Acordo firmado neste mês com a Novell tem o objetivo de "dar aos acionistas o retorno da inovação" proposta pela Microsoft, diz CEO.
(fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/11/17/idgnoticia.2006-11-17.8366434247)
Ela merece alguns comentários…
Primeiro a MS anuncia um acordo com a Novell , dizendo-se aberta ao desenvolvimento do software livre. Pra logo em seguida o buldogue da empresa, Steve Ballmer anunciar que o Linux infringe propriedade intelectual. E arremata: "Apenas aqueles que utilizam Suse pagaram apropriadamente pela propriedade intelectual da Microsoft. Estamos dispostos a firmar um acordo com a Red Hat e outros distribuidores Linux". Percebem a armadilha que a MS está criando para o software livre? O recado do Ballmer é claro: quem se vender pra MS estará segura contra investidas da empresa… E todo mundo sabe o que a MS faz com as empresas concorrentes que ela "compra" ou "investe": elas desintegram, seja por uma absorção completa, seja por irem parar no limbo (alguém se lembra do FoxBase?).
Além disso, Ballmer demonstra que não sabe nada do GNU/Linux. Em primeiro lugar, como o Mayer bem ressaltou, qual é a propriedade intelectual que foi infringida? Em segundo lugar, o que é o "Linux", que ele fala? Afinal de contas, se ele afirma que o "Linux" infringiu tal propriedade, então ele está falando do kernel, que é a parte Linux do sistema. O resto são contribuições de diversos desenvolvedores. Ele trata o GNU/Linux como trata o Windows, onde o kernel e as aplicações são desenvolvidas todas pela mesma empresa. E uma pessoa que ocupa um cargo como o Ballmer dentro de uma empresa, deveria saber, minimamente como funciona o desenvolvimento do sistema no qual a sua empresa acabou de investir 440 milhões de dólares. E aí vem o questionamento: se o CEO da MS não sabe como funciona o desenvolvimento do software livre, como essa empresa pode ser dizer interessada nesse desenvolvimento?
O que o Ballmer fez foi antecipar aquilo que os tão criticados "radicais" do software livre já estavam anunciando e, por isso, sendo acusados de pessimismo: todo esse espetáculo de "apoio" ao software livre é parte da tão conhecida estratégia da MS de gerar incerteza e medo para destruir seus competidores. Essa é uma estratégia baixa e que sempre funcionou com essa empresa em situações anteriores. O problema é que agora ela se vê diante de um modelo tecnicamente mais competente que o dela e não consegue responder à altura. E ainda tem gente que defende essa empresa e suas práticas de mercado…
Por fim, que inovações tecnológicas a MS apresentou ao longo do tempo e que ela quer tanto defender? O uso do mouse foi copiado da Apple, assim como a idéia e funcionamento dos primeiros Windows; a pilha TCP/IP foi adaptada do BSD; o "jeitão" do Windows 95 foi uma mistura do OS/2 com (de novo) o Macintosh; todas as "inovações" do IE7 foram copiados do Firefox e do Opera; e, por fim, várias "inovações visuais" do Windows Vista são "inspiradas" (pra não dizer descaradamente copiadas) de recursos e aplicações existentes no GNU/Linux. Por exemplo, a tal da "Windows Side Bar", que já existe como software livre há muito tempo, inclusive em duas versões diferentes: gkrelm e karamba… Portanto, antes de acusar os outros de roubar suas inovações, o Ballmer deveria instruir seus funcionários a aprender a inovar, ao invés de copiar as inovações dos outros… 🙂
Ah, e um detalhe que ninguém está comentando. O novo Vista já vem com vários recursos do chamado "trusting computer", que é, resumidadmente, uma forma das grandes empresas controlarem o que você faz com o seu computador. Maiores detalhes nesse vídeo, bastante didático e em inglês, mas com a opção de legendas em português.
Para complementar, o site Dicas-L publicou recentemente um artigo curto, mas bem explicativo sobre a tal "aproximação". E no BR-Linux existe um excelente editorial, com links explicando a história toda.
P.S.: Pra quem quiser se divertir um pouco com o "jeito Ballmer de ser", duas pérolas do YouTube. Primeiro ele fazendo propaganda do primeiro Windows e segundo ele em uma palestra para desenvolvedores da MS . O sujeito é assustador… 🙂
Grav was with by Trilby Media.