I Encontro de Educação e Inclusão Digital com Software Livre

De 19 a 23 de agosto de 2008, será realizado o Congresso Estadual de Software Livre Ceará (CESoL-CE), no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. "Cultura Livre e Difusão do Conhecimento" é o tema desta edição do evento, que vai oferecer aos participantes uma ampla programação, composta por palestras, mesas-redondas, mini-cursos, além de diversos eventos paralelos.

Entre os destaques do evento está a realização do I Encontro Cearense de Educação e Inclusão Digital com Software Livre, que objetiva reunir estudantes, educadores e entusiastas do uso educacional dos softwares livres em cinco dias de debates, palestras e oficinas destacando a questão ética e colaborativa em torno da utilização destas tecnologias.

Além disso, o evento conta ainda com uma Tenda de Inclusão Digital – na qual os participantes poderão discutir sobre o papel dos softwares livres neste processo e participar de oficinas – e com o Espaço Educacional, onde serão apresentados trabalhos envolvendo a área da Educação.

Tenda de Inclusão Digital

Com o objetivo de gerar conteúdo e estimular a criatividade dos participantes do CESoL, a Tenda de Inclusão Digital vai disponibilizar computadores conectados à Internet e espaços para a realização de debates e oficinas gratuitas durante todo o evento. A programação da Tenda será feita sob demanda. A grade inicial formulada pelo Projeto Casa Brasil e poderá receber novas atividades. Para isto, o participante interessado em realizar debate ou apresentar oficina deve procurar o coordenador da tenda e se inscrever nos horários disponíveis.

Espaço Educacional

Durante o Encontro a organização também disponibilizará um laboratório com diversos softwares livres educacionais, ambiente que servirá para realização de experiências e troca de idéias. Participarei desse espaço, atuando como tutor dos interessados em utilizar estes softwares.

O Espaço Educacional pretende ainda ser palco para apresentação de trabalhos na área de Educação e Inclusão Digital, na forma de pósteres ou intervenções diretas. Desta forma, instituições de ensino, pesquisadores, educadores e estudantes estão convidados a trazer material para apresentação durante o encontro, que representa uma excelente oportunidade para a construção de um projeto colaborativo.

Vale ressaltar que, assim como na Tenda de Inclusão Digital, o Espaço Educacional também poderá contar com oficinas sob demanda, ou seja, caso algum participante deseje mostrar um projeto ou software educacional que desenvolveu basta procurar o tutor e agendar.

Mais informações sobre o Congresso Estadual de Software Livre do Ceará (CESoL-CE) podem ser obtidas no site do evento: www.cesol.ufc.br ou através do telefone (85) 9618-9926.