Estava eu aqui usando o computador quando recebi um aviso de que uma amiga havia conectado no MSN Messenger. Quase imediatamente chega a seguinte mensagem dela:

(22:13:47) e ai blz
(22:13:47) noooooo olha as fotos da RENATINHA pra vc q pouca vergonha desse doida
(22:13:47) http://comunidade-orkut-noticias342.serveblog.net
(22:13:47) nossa foi mal nao e pra vc nao
(22:13:47) nao olha nao por favo

Bom, o que qualquer ser humano, falível e curioso faria numa situação dessas? Clicaria no belo link que apareceu (sim, o endereço da terceira linha veio como link). E essa infeliz criatura, provavelmente acabaria infectada.

Esse é só um dos vários exemplos de vírus que estão circulando atualmente pela rede MSN Messsenger. Já havia recebido alguns antes. Mas esse me chamou a atenção pela genialidade. Veja bem, se alguém que você conhece te manda uma mensagem do tipo: "olha só essas fotos da fulaninha", se você não conhece a fulaninha, desconfia logo de cara. Entretanto, esse vírus "finge" que mandou a mensagem pra pessoa errada. Assim, eu posso nunca ter ouvido falar da "doida" da Renatinha, mas eu vou acreditar na mensagem, uma vez que ela não era pra mim. E isso serve pra atiçar duplamente a curiosidade: pelo teor da frase e pelo fato de ter caído "acidentalmente" em nossas mãos.

Claro que uma olhada rápida no endereço a ser aberto já serve pra desmascarar a fraude. E repare também que todas vieram no mesmo horário (inclusive os segundos iguais). Seria impossível para uma pessoa digitar tão rápido. Mas infelizmente a maioria das pessoas não presta atenção nessas coisas.

Por isso, fica o alerta, NUNCA abra links que receber via MSN (ou qualquer outro tipo de comunicador instantâneo), a não ser que esteja esperando por eles. E sempre confirme com a pessoa do outro lado se ela realmente te mandou aquilo. Claro que ajuda também se você usar um sistema operacional decente, como o GNU/Linux… Smile

Previous Post Next Post