Solução (simples) pra quem não consegue entrar no SDDM após atualização do Debian Stretch

Quem usa Debian Stretch com a combinação KDE+Nvidia+SDDM teve uma infeliz surpresa após atualizar os drivers da Nvidia pra última versão e o pacote glx-diversions para a versão 0.6.0: o SDDM dá um erro (mais especificamente o erro é anunciado pelo sddm-greeter) e não aparece mais a tela de autenticação.

Depois de dar uma passeada na rede, achei uma solução bem simples e que resolve o problema: adicionar o usuário sddm ao grupo video. Parece que também é necessário adicionar o seu próprio usuário a esse grupo, mas como o meu já estava nesse grupo, foi só adicionar o sddm que tudo voltou a funcionar perfeitamente. Pra quem não lembra, pra adicionar o usuário ao grupo é só usar o comando abaixo (como root ou usando o sudo:

adduser sddm video

A dica veio desse bug aberto na Debian.

Posted in bug, debian, KDE, nvidia, sddm, stretch, vídeo.

3 Comments

  1. @Fred isso é num notebook? Tenho um notebook com híbrido com uma placa intel e outra nvidia. Como a intel está me atendendo bem, e estou sem muito tempo para me lançar em mais um problema (configurar uma placa, caçar drivers), resolvi deixar a nvidia pra lá. Mas será que a diferença de performance é gritante? Também uso KDE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.