Friendica: liberdade e privacidade levadas à sério

Nesses tempos em que as redes sociais digitais ocupam um espaço importante não só na vida das pessoas como na mídia em geral, deveríamos estar cada vez mais preocupados com a privacidade e a segurança dos nossos dados. Afinal de contas, ao assinar um serviço oferecido por uma empresa, estamos sujeitos às regras dela, em uma relação do tipo “aceite ou saia fora”. Com isso, muitas pessoas abrem mão de sua privacidade em troca de um espaço na web. Experimente ler o item 11 dos Termos de Serviço do Google pra entender melhor do que você abre mão ao assinar qualquer serviço dessa empresa, como o Orkut, o Blogger e agora o Google+ (e aproveite para entrar em pânico). :-)

Softwares livres para redes sociais já existem há um tempo. O Elgg e o Noosfero são bons exemplos. Entretanto, eles ainda seguem o modelo padrão de uma instalação onde várias pessoas se conectam em uma instância única. O StatusNet (e a sua rede mais famosa, a identi.ca) começa a quebrar com esse modelo, ao usar uma rede federada, ou seja, instalações diferentes do StatusNet conversam entre si. Dessa forma, cada um pode ter a sua própria instância do software, sem perder a conectividade com outras pessoas, que participam de outras instâncias.

É aí que entra o Friendica. Este é um software livre para estruturação de redes sociais digitais que, inicialmente, não se diferencia muito de outras redes como a Facebook. Nele é possível publicar imagens, vídeos, textos e. atualmente, até agendamentos. Além disso, você pode acrescentar outras pessoas para acompanhar o que elas estão publicando. Entretanto, o Friendica tem alguns diferenciais interessantes.

O primeiro é que as redes montadas com ele são federadas. Ou seja, os usuários conseguem procurar (e se conectar) a pessoas de qualquer outra instalação do Friendica ou mesmo de outras redes federadas, como a identi.ca, por exemplo. Isso abre algumas perspectivas bacanas. Uma delas é que você não precisa confiar seus dados a uma empresa ou outra pessoa. Pode ter a sua instalação do Friendica em um servidor próprio (ou em alguma hospedagem), com controle total sobre tudo o que é seu, mas sem se isolar das outras pessoas, pois você não fica restrito somente às pessoas do seu servidor, ou mesmo de outras redes Friendica, pois é possível se comunicar com integrantes de qualquer outra rede federada. Na prática ainda existem algumas dificuldades para conexões plenas, mas os maiores problemas estão sendo resolvidos com o tempo e os resultados já são bem promissores. Já é possível hoje, pelo menos, acompanhar tudo o que as pessoas publicam nas outras redes.

E é nesse aspecto do software que reside outra característica muito interessante, que está na própria essência do software. A abordagem do Friendica, conforme anunciado no sítio do projeto, é que a Internet é uma rede social e o que o software faz é agregar várias conexões em um lugar só. Assim, conforme já falei acima, é possível, a partir de uma instalação do Friendica, acompanhar pesoas em várias outras redes, como Twitter, Facebook e identi.ca. Mais do que isso, é possível acompanhar até mesmo sítios que tenham fontes RSS e listas de discussão. Ou seja, com o Friendica, você tem não só uma rede social, mas também um agregador de toda a sua vida social na rede. E uma vez que essas conexões são gerenciadas a partir de plugins, é possível, literalmente termos conexões com qualquer recurso web que possua alguma interface de interação. Basta alguém produzir o plugin para isso.

O Friendica também tem um recurso que é particularmente interessante pra quem compartilha coisas diferentes entre grupos distintos. Nele, além do perfil público, visível para todos, é possível criar diversos outros perfis restritos e associá-los a contatos específicos. Dessa forma, cada contato visualiza somente aquilo que foi disponibilizado no perfil ao qual ele faz parte. E o legal é que os contatos podem fazer parte de mais de um perfil, o que facilita ainda mais o compartilhamento de conteúdos direcionados. Uma situação de uso direto desse recurso seria para o caso de professores, que querem manter um perfil social na web, mas gostariam de separar os assuntos entre seus amigos e alunos.

Com todos esses recursos (e vários outros que vêm surgindo constantemente na versão em desenvolvimento), o Friendica é um software que pode fazer uma grande diferença na forma como as pessoas se conectam na web. Resta-nos experimentá-lo e colaborar com o seu desenvolvimento, seja codificando, traduzindo, testando e informando sobre erros e recursos. Pra quem quiser experimentar, mas não tem hospedagem própria, já existem alguns servidores públicos disponíveis. Além desses, o grupo Software Livre Educacional está mantendo uma instância de testes: o Pátio, que ainda está aberto a novos cadastros. E quem quiser se conectar comigo, meu perfil público está aqui. Aguardo o contato de vocês. :-)

(Publicação atualizada para alterar o nome do software, de Friendika, seu nome original, para Friendica, seu nome atual. O motivo está aqui.)

Posted in Sem categoria and tagged , , , , .

8 Comments

  1. Pingback: E-portifólio » Blog Archive » Friendica 3.0

  2. Pingback: E-portifólio » Blog Archive » Por que Friendica?

  3. Oi Frederico!
    Muito bom seu texto, acho que ninguém sabe mesmo o que são os termos do serviço da google como você respondeu a Lai mas era um assunto que deveria ser explicado para as pessoas!
    Bjo e continua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.