Primeira reunião on-line da Federação LibrEdu

No Fórum Internacional de Software Livre (FISL) de 2011, através de uma discussão entre membros de grupos de educação e software livre, surgiu a ideia de se criar um coletivo latino-americano que tratasse da questão do uso educacional de softwares livres em seus mais diversos níveis. Surgiu aí a iniciativa LibrEdu.

Algumas pessoas desse grupo se reencontraram na X Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), também em 2011, e avançaram na discussão das propostas e estruturação. Até que, no FISL de 2012, mais especificamente nos dias 27 e 28 de julho, foi feita a primeira assembleia do grupo, aberta à participação de qualquer pessoa interessada. A ata dessa reunião, com os objetivos do grupo e propostas de encaminhamentos, pode ser encontrada aqui:

http://miniurl.org/libredu1

No próximo sábado, dia 15 de setembro de 2012, às 17 horas (horário de Brasília/Buenos Aires e UTC-3), será realizada a primeira reunião on-line do LibrEdu. Todos os interessados em discutir propostas e encaminhamentos para o grupo estão convidados a participar.

A reunião vai acontecer em uma sala de IRC do servidor Freenode. Participantes que já usam o IRC podem entrar diretamente na sala #libredu em qualquer servidor da rede Freenode. Já as pessoas que não estão habituadas com essa tecnologia (ou não possuam um cliente IRC disponível no computador que estão utilizando) podem entrar na sala usando a seguinte interface web (já personalizada para abrir a sala #libredu):

http://pitit.in/chatlibredu

Ao abrir a página, coloque no campo Nickname: o nome que irá identificá-lo na sala. Esse pode ser seu nome real ou um apelido, mas é fundamental que você não use nem espaços em branco e nem acentuação, pois o servidor não aceita. A opção Channels: já deve estar preenchida com o nome #libredu. Deixe-a exatamente como está. Em seguinda preencha o campo abaixo do reCAPTCHA: com as duas palavras/números que aparecem na imagem. Muitas vezes a imagem não está muito legível, por isso, caso não dê certo da primeira vez, tente novamente. Não existe limite para o número de tentativas. Por fim, clique no botão Connect e você estará na sala.

Imediatamente após entrar na sala, você verá uma série de mensagens e, depois de um tempo, uma tela de bate-papo com os nomes das pessoas presentes no lado direito. Se você for a primeira pessoa a entrar no canal, deverá ver pelo menos o nome @ChanServ. Caso isso não aconteça, ocorreu algum problema com sua conexão. Para tentar resolvê-lo, clique no botão de recarregar a página do seu navegador e, caso apareça uma janela perguntando se você quer permanecer na página ou sair, escolha a opção de sair. Após isso você será levado novamente à página inicial, onde poderá reiniciar o processo. Geralmente erros de conexão estão ligados a algum problema com o nome de usuário, portanto preste atenção se você não colocou nenhum espaço em branco nem acento no nome. Caso você escolha um nome de usuário que já exista, será acrescentado um “_” ao final do seu nome.

Esperamos vocês na reunião de sábado!

Posted in Sem categoria and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *