Acompanhe suas contas no identi.ca e no Twitter com o choqoK

Há algum tempo eu procuro um aplicativo para publicar e acompanhar minhas contas no identi.ca e no Twitter. Na verdade meu problema maior era com o identi.ca, uma vez que eu uso a extensão do TwitterFox no meu Firefox para controlar a conta do Twitter e ela me atende bem.

Logo do choqoKDepois de muito bater cabeça (inclusive tentando, em vão, compilar o famoso Gwibber no meu Debian), descobri o genial choqoK, no comentário de um artigo sobre clientes GNU/Linux para o identi.ca (viram crianças? leiam sempre os comentários! ).

O choqoK veio repleto de boas surpresas. Em primeiro lugar, um cliente nativo para o KDE, o que já me deixou bem satisfeito porque ele se integraria perfeitamente ao meu desktop. Segundo, apesar de ser necessário compilá-lo, pois não existe pacote binário para a Debian, essa tarefa é tão simples que é até sem graça:

  • instale os pacotes: cmake e kdelibs5-dev;
  • descompacte o arquivo com as fontes;
  • entre no diretório onde as fontes forma descompactadas e crie o diretório build;
  • entre no diretório build e execute o comando: cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=`kde4-config --prefix` ..
  • ao final da execução, execute os tradicionais comandos: make e, depois make install (esse último deve ser executado como root ou então usando o recurso de sudo)

Feito isso, ele estará pronto para ser executado.

A terceira surpresa veio quando abri o programa. Ele é muito bem feito e possui um design funcional e agradável. Dêem uma olhada nas telas abaixo pra terem uma idéia (mais imagens podem ser encontradas na seção screenshots do sítio oficial). Com o choqoK é possível acompanhar várias contas, simultaneamente, tanto no identi.ca quanto no Twitter. E ele possui alguns filtros legais, como por grupos (no caso do identi.ca), por etiquetas e o de ver as publicações do e para determinado usuário. Isso é perfeito para aqueles momentos em que alguma pessoa que você está seguindo está na maior conversa com alguém e você fica boiando no assunto, pois não segue a outra pessoa. Isso tudo além das tradicionais funções de responder às publicações, torná-las favoritas e enviar mensagens diretas.

Em resumo, se você quer um cliente bacana para identi.ca e Twitter, experimente o choqoK e seja feliz. 

Tela principal do choqoK

 

Janela de filtragem do choqoK

Posted in Sem categoria and tagged , , , , , .

3 Comments

  1. Olá Fátima,

    A primeira vantagem de se usar essas ferramentas é a atualização automática. Ou seja, de tempos em tempos ela procura por novas mensagens e avisa caso tenha alguma. No sítio, você tem que ficar atualizando manualmente a página.

    Além disso ela oferece recursos extras, como “retwit” mais fácil e a possibilidade de ver para qual mensagem foi publicada a resposta, entre outras coisinhas.

    Por fim, ela permite que você acompanhe mais de uma conta de cada vez, em mais de um serviço. Por exemplo, eu tenho uma conta no Twitter e uma no identi.ca e consigo controlar as duas lá. Além disso, existem pessoas que mantém mais de uma conta no Twitter e/ou no identi.ca (uma conta pessoal e outra para a empresa, por exemplo). Manter simultaneamente essas contas usando somente o navegador é muito pouco viável.

    Como você vê, existem diversas vantagens. Agora o importante é o seu uso. Se pra você basta usar a página, então realmente nem precisa se preocupar com qualquer ferramenta. 🙂

    Um abraço e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *