Palestra sobre software livre educacional no SBIE

Nessa semana, do dia 12 a 14 de novembro, Fortaleza (CE) sediará o XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Esse evento é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como objetivo divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Internamente ao SBIE ocorrerá o V Seminário Municipal de Informática Educativa (SMIE), evento promovido também anualmente pelo Centro de Referência do Professor, órgão da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

E eu estarei lá, no meio disso tudo, apresentando a palestra "Educação com liberdade: o uso do software livre em ambientes educacionais". A apresentação será no dia 12, às 14:30h no auditório. A idéia é apresentar algumas posições que defendo em relação ao uso do software livre na educação, demonstrar alguns desses softwares e falar sobre o projeto Software Livre Educacional. Quem puder aparecer por lá para discutirmos esses assuntos, será muito bem-vindo!

Posted in Sem categoria and tagged , , , , , .

4 Comments

  1. O SMIE 2008, teve um diferencial, a presença marcante do professor Frederico Guimarães,que fez uma palestra a respeito do uso de Software Livre Educacional. Sua apresentação direta,dinâmica e envolvente, contagiou os presentes, em minutos tornou-se o centro das atenções de dezenas de professores, que encantaram-se por essa figura tão carismática. Aqueles que ainda resistiam ou olhavam desconfiados para o Linux e seus aplicativos, renderam -se por completo, e aqueles que ja aplaudiam a utilização do SL, tornaram-se ainda mais fãs. Parabéns Frederico vc nos ensinou que SL se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Não podemos esquecer que o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. Ah, também tivemos uma palestras com representantes da Microsoft, mas quer saber? Depois de ter acesso ao código fonte, quem quer saber deles??!!!

  2. Olá Glenilce,

    Puxa, depois de um comentário desses eu só posso agradecer (mais uma vez) o carinho e a receptividade que vocês me proporcionaram aí em Fortaleza. Foi um grande prazer podermos discutir o software livre aí e espero que vocês continuem avançando com o trabalho maravilhoso que desenvolvem. Inclusive estou aguardando a participação de vocês lá no Software Livre Educacional, viu? 😉

    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *