Evitando spams

Os spams são, reconhecidamente, um dos problemas mais irritantes que enfrentamos hoje, quando usamos ativamente a Internet. Muitos apelam para filtros anti-spam, que estão se tornando cada vez mais eficientes. Mas sempre existe a possibilidade dos chamados “falsos positivos” e “falsos negativos”. Além disso, os filtros funcionam como um paleativo. Eles separam os spams das mensagens legítimas, mas não eliminam o problema em sua raiz, ou seja, não impedem a produção de spam. Isso porque existem diversas formas de se obter endereços de e-mail hoje. Seja através da assinatura de listas de discussão, envio de correntes que pedem para enviar mensagens para os amigos e retornar ao remetente ou mesmo compra de cadastros.

Entretanto, existem algumas alternativas interessantes que podem ajudar a minimizar o problema, atuando justamente nesse item, ou seja, no endereço de e-mail. Apresento aqui dois tipos: redirecionadores de e-mail e-mails temporários.

No caso do redirecionamento de e-mail, como o nome indica, são criados e-mails “falsos” que redirecionam as mensagens para seu endereço verdadeiro. Como os sítios que oferecem esse tipo de serviço permitem a criação de várias contas com nomes diferentes, ele é particularmente interessante para se rastrear a origem dos spams. Por exemplo, imagine que você se cadastra em dois sítios de compras diferentes, usando as contas mail1@redirecionador.com e mail2@redirecionador.com e, de repente, começa a aparecer spam na conta mail1. Fica indicado então que a origem foi nesse cadastro (o sítio pode ter vendido o seu cadastro ou mesmo possuir medidas de segurança/privacidade muito frouxas). Conheço 3 sítios que oferecem esse tipo de serviço gratuitamente:

  • SpamMotel: serviço antigo de redirecionamento (ele data de 1999). Eu o uso desde essa época e, durante muito tempo, nunca tive nenhum problema com ele. Entretanto não o recomendo mais por 2 motivos: primeiro, ele não é atualizado desde 2000, o que pode indicar descaso dos mantenedores ou abandono mesmo e segundo, apesar de continuar recebendo os e-mails redirecionados por ele, eu entrei na página administrativa e lá consta que não tenho nenhuma conta de e-mail configurada. É uma pena, pois esse era um serviço muito organizado, que permitia controlar inclusive estatísticas das contas criadas.
  • Yahoo Mail: o Yahoo oferece esse tipo de serviço para os usuários do seu e-mail. Assim, se você tiver uma conta de e-mail no Yahoo, entre na página de opções e procure por “E-mails descartáveis”. Você cria uma base e todo e-mail descartável que você criar é formado por essa base mais o que você quiser. Por exemplo, se a sua base for “spam” seus e-mails descartáveis podem ser “spam-amazon”, “spam-mercadolivre” e por aí afora.
  • MailNull: oferece um serviço bem semelhante ao SpamMotel, só que esse está ativo. Comecei a testá-lo agora, por isso ainda não tenho muito o que falar dele. Mas segue um alerta. Foi uma dificuldade usar minha conta do Yahoo para criar meu cadastro lá. O motivo é que o servidor do Yahoo estava considerando o MailNull como um servidor de spam e estava bloqueando o envio de mensagens. Só consegui na 5ª tentativa. Fica o alerta, caso alguém passe pelo mesmo problema. Além disso, pode ser contra-indicado utilizar uma conta do Yahoo como e-mail “verdadeiro”, uma vez que ele pode bloquear o envio de futuras mensagens que você porventura receber do MailNull. Uma característica diferencial do MailNull é que ele tem um recurso de “webmail”. Na verdade é um formulário de envio de mensagens que as pessoas podem acrescentar ao sítio. Pode ser interessante pra quem não possui formulário de contato configurado.

Já os e-mails temporários são endereços que duram um determinado tempo e depois deixam de funcionar. Eles servem para se fazer cadastros em sítios que obrigam a indicar um endereço de e-mail para receber uma confirmação, mas que não se deseja nenhum tipo de contato por e-mail depois (por exemplo, algum cadastro de avaliação de software ou serviço). Existem dois serviços que se enquadram nessa categoria:

  • 10 Minute Mail: esse serviço é uma mão-na-roda. Ele gera um endereço de e-mail que dura 10 minutos (prorrogáveis, caso necessário). E o melhor de tudo, as instruções e informações estão em português, o que facilita muito pra quem tem dificuldades com o inglês. Seu funcionamento é muito simples. Ao entrar no sítio, clique no link “Obter meu endereço no 10 Minute Mail..”. Ele então gera um endereço aleatório que você usa no cadastro. A página do “10 Minute Mail” é então atualizada e, quando chegar a mensagem de confirmação ela é exibida na própria tela. Caso a mensagem não chegue dentro do prazo, é possível pedir mais tempo.
  • Mailinator: esse na verdade não é exclusivamente um e-mail temporário, mas pode ser usado como tal. O Mailiminator funciona mais como um “quadro de recados”. Basta você mandar uma mensagem pra qualquer endereço em um dos seus domínios (mailiminator.com, mailinator2.com, sogetthis.com, mailin8r.com, mailinator.net, spamherelots.com e thisisnotmyrealemail.com) e essa mensagem é exibida em uma página formada pelo nome do e-mail mais o domínio. Por exemplo, ao enviar uma mensagem para o endereço qualquercoisa@mailiminator.com, basta entrar no endereço http://qualquercoisa.mailiminator.com e a mensagem estará listada lá.
Posted in Sem categoria and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *