O KDE 4 já está disponível

Em 11 de janeiro foi liberada para o público a versão 4.0 do ambiente desktop KDE. Essa versão era ansiosamente aguardada por todos os seus usuários, devido às várias melhorias que ela trouxe para o ambiente, inclusive o anúncio de menor consumo de memória. Agora nos resta testá-la e comprovar se é tudo o que nos prometeram. Eu já estou ansioso pra fazer isso, mas como gosto de manter a integridade do meu sistema, estou esperando saírem os pacotes para a Debian Testing… 🙂

Abaixo o início do anúncio oficial de lançamento. Para vê-lo completo, visite essa página.

O Comunidade KDE anuncia a disponibilidade imediata do KDE 4.0.0. Este lançamento marca o fim de um intenso ciclo de desenvolvimento até o KDE 4.0 e o início da era KDE 4.

As Bibliotecas do KDE 4 passaram por grandes melhorias em quase todas as áreas. O framework multimídia Phonon fornece suporte multimídia independente de plataforma para todas as aplicações do KDE. O framework de integração com o hardware, Solid, torna a interação com dispositivos mais fácil, além de fornecer um melhor gerenciamento do consumo de energia.

O Desktop do KDE 4 ganhou novas funcionalidades. O Plasma oferece uma nova interface para o desktop, contendo painel, menu e widgets, assim como a função de dashboard. O KWin, gerenciador de janelas do KDE, agora possui suporte a efeitos gráficos avançados para facilitar a interação com as janelas.

Muitas aplicações do KDE tiveram melhorias. Atualização do visual gráfico com arte vetorial, mudanças nas bibliotecas base, melhorias na interface de usuário, novas funcionalidades e até novas aplicações. O Okular, o novo visualizador de documentos, e o Dolphin, o novo gerenciador de arquivos, são duas aplicações que se destacam entre as novas tecnologias do KDE 4.0.

A equipe responsável pela arte do Oxygen forneceu uma nova aparência ao desktop. Quase todas as partes visíveis do desktop KDE e das aplicações ganharam uma reforma, sem deixar de lado a beleza e a consistência, dois conceitos básicos por trás do Oxygen.

Posted in Sem categoria and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *